quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Conheça algumas soluções para efectuar Backups

Existem inúmeras ferramentas para fazer backups de arquivos de um computador, servidor ou outros dispositivos. Um deles é o Cobian Backup.

Cobian Backup


O Cobian Backup é um programa “multitarefas” que pode ser usado para agendar cópias de segurança dos seus ficheiros e directorias. A tarefa copiar os dados do local original permite copiar os dados para um outro local/drive dentro do mesmo computador ou num computador ligado à rede local, pode também agendar o envio de dados via FTP de forma “bidireccional” (download e upload). O Cobian Backup apresenta-se em duas versões: a aplicação e os serviços. No formato de serviço o programa usa pouquíssimos recursos e corre de forma silenciosa nos serviços do Windows, actuando conforme a agenda de backups.
Esta ferramenta é a solução ideal para usar como agenda de cópias de segurança, sejam elas em estado original dentro das pastas ou em modo “zipado” fazendo uso do seu suporte para vários métodos de compressão e encriptação.


Bacula



Um outro software é o Bacula. O Bacula é uma plataforma cliente/servidor de backup (open source), que suporta diversas plataformas ( Linux, Solaris, FreeBSD, NetBSD, Windows, Mac OS X, OpenBSD, HP-UX, Tru64, AIX e IRIX), uso de discos ou fitas para armazenamento de dados, diversos modos de organização, etc. O bacula armazena toda a informação em base de dados MySQL, SQLite e PostgreSQL. É eficiente e relativamente fácil de usar, enquanto que oferece muitas opções avançadas de armazenamento que tornam fácil a localização e recuperação de arquivos perdidos ou danificados. O Bacula é formado por componentes.
O Director Daemon é responsável pela administração de todos os processos de backup, restauro, verificação e arquivo. O Administrador de Sistema usa o Director Daemon para agendar o backup e para recuperar arquivos. Console Manager é um programa que ajuda o administrador ou o utilizador a comunicar com o Director Daemon, pode ser executado em qualquer computador da rede e em sistemas operativos diferentes, actualmente existem 3 versões do Console Manager: em texto puro (TTy), em interface gráfica usando bibliotecas do Gnome e uma usando bibliotecas wxWidgets (tanto em formato Unix quanto em Windows). O File Daemon (ou programa cliente) é o software que é instalado na máquina que vai ser protegida pelo backup, ou seja, ele vai ser responsável por enviar os arquivos solicitados pelo Director Daemon pela rede. Ele também é responsável por administrar a gravação dos arquivos de restauro comandados pelo Director Daemon. Existem versões do File Daemon para diferentes sistemas operacionais: Linux, *BSD, Unix, Windows (9x,NT,2000,XP,2003) e Macintosh(OSX). O Storage Daemon consiste em administrar a gravação e restauro dos dados e atributos dos backups fisicamente em medidas apropriadas, essas podem ser volume de dados gravados directamente no disco rígido ou Fita DAT, DVD, CD, etc. O serviço de Catalog é o programa responsável por manter uma indexação de todos os arquivos que são armazenados no backup e gerar uma base de dados dos volumes geridos pelo Director Daemon. O Catalog agiliza a busca de um arquivo no backup na hora em que o administrador de sistema necessita efectuar um restauro, como ele mantém uma base de indexação dos arquivos gravados, a busca por um arquivo no meio dos volumes é mais rápida.

Windows Vista Backup Center


Um outro software que se encontra integrado no windows Vista é o Windows Vista Backup Center. Com o Windows Vista Backup Center, basta escolher o dia, a hora e a frequência com que se deseja fazer o backup dos arquivos, pastas e configurações. Também é possível especificar o tipo de dados a serem incluídos no backup. O backup automático dos dados acontece em segundo plano, o que permite o trabalho normal no computador, independentemente da data para quando esteja agendado.
O Windows Backup Center ajuda a manter os dados protegidos, pois oferece recursos de backup projectados para proteger os dados e garantir a sua recuperação caso ocorra um problema. O processo de agendamento de Backups é um processo simples de três etapas que começa com a selecção dos tipos de arquivo a serem incluídos no backup. Em seguida, escolhe-se o local para o backup dos arquivos. É possível escolher entre uma unidade de CD/DVD, um dispositivo ou local externo (como uma unidade flash), um disco rígido externo ou uma partilha na rede. A última etapa é definir a hora e a frequência do backup dos dados. O Windows Vista assume o controle ao fazer o backup automático dos arquivos seleccionados na hora escolhida. As configurações de backup podem ser alteradas a qualquer momento. Com o Assistente de Recuperação do Windows Vista, é fácil fazer o restauro quando o utilizador precisar restaurar um backup de arquivos perdidos ou danificados, uma vez que ao usar o assistente basta escolher somente o que deseja restaurar, seja um arquivo, fotos ou o sistema e configurações.


Texto: Lina Cruz | E-mail: lina.cruz@peakit.pt | Fotos: DR

Sem comentários: