quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Backups? Para que servem?

Em informática, backup refere-se à cópia de dados de um dispositivo para o outro com o objectivo de posteriormente recuperá-los, caso haja necessidade ou algum problema com os dados originais.

Geralmente, o backup é uma tarefa essencial para todos os que usam computadores, servidores e/ou outros dispositivos, tais como máquinas digitais de fotografia, leitores de MP3, etc.
Actualmente os meios de backups mais usados são o CD-ROM, DVD, disco rígido externo, fitas magnéticas e Backup externo também denominado Backup Online, onde os dados são enviados pela Internet ou através da rede para outro ambiente, e são armazenados em equipamentos sofisticados, de grande porte e alta segurança.
Existem inúmeras formas de perder informações num computador involuntariamente. Uma criança ao usar um teclado como se fosse um piano, uma queda de energia, um relâmpago, inundações. E algumas vezes o equipamento simplesmente falha.
Se o Utilizador fizer backup dos seus arquivos regularmente e os mantiver num local separado, poderá obter uma parte ou até todas as informações caso ocorra algum problema com os originais do computador.
Não é necessário fazer o backup de todos os arquivos que se encontram no computador, cabe ao utlizador decidir os arquivos dos quais quer ou não fazer uma cópia de Segurança. Antes de iniciar o Backup, o utilizador deve fazer uma lista dos arquivos, que servirá, posteriormente, de lista de referência para recuperar um arquivo de backup caso necessite.
Há arquivos que devem ter sempre uma cópia de segurança tais como dados bancários e outras informações financeiras, fotografias digitais, software, música, projectos, endereços de e-mail, calendário do Microsoft Outlook, os favoritos da Internet, etc.
Na prática existem nos principais Sistemas Operacionais utilitários que implementam essa funcionalidade, mas existem inúmeros outros softwares e empresas com soluções mais específicas e mais poderosas para criação de backups e a posterior restauração.

Texto: Lina Cruz | E-mail: lina.cruz@peakit.pt | Fotos: DR

Sem comentários: