quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Projecto Magic Key

O projecto Magic Key, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda, visa o desenvolvimento de soluções simples, económicas e funcionais que facilitem o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação por parte das pessoas cujas dificuldades físicas impedem ou dificultam esse mesmo acesso.

Ao longo dos últimos dois anos o docente e investigador Luis Figueiredo tem dedicado grande parte do seu tempo ao desenvolvimento deste projecto. Apesar do interesse social deste projecto este professor reconhece que não tem sido fácil cativar apoios para o seu desenvolvimento e divulgação. Refere em particular uma resposta recebida da FCT do Ministério da Ciência e Ensino Superior que considerou este projecto “demasiado fraco para ser apoiado”. Apesar desta resposta, e da total falta de verbas para o seu desenvolvimento, este investigador não baixou os braços e continuou a “lutar contra a maré”. Os resultados começaram depois a aparecer. Primeiro foi o Instituto de Informática do Ministério das Finanças que lhe atribui uma menção honrosa do Prémio Fernandes Costa 2005. Depois foi o Instituto de Segurança Social que lhe atribuiu o Prémio Eng. Jaime Filipe 2006, o mais alto galardão nacional para trabalhos no domínio da reabilitação e integração das pessoas com deficiência. Apesar deste prémio ter sido atribuído ao investigador Luis Figueiredo, o seu valor monetário foi por si integralmente oferecido ao desenvolvimento deste projecto, o que lhe permitiu nos últimos 2 meses ter dois alunos finalistas a trabalhar consigo. Este professor referiu ainda que prescindiu dos direitos de autor, sendo que todas as receitas realizadas são canalizadas para o desenvolvimento de novas soluções. Refere também como muito importante o apoio da FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação, que disponibilizou não só um equipamento completo para testes reais, como dotou todos os seus centros distritais com um dos sistemas desenvolvidos neste projecto.
Para o futuro este investigador deixa uma certeza: continuará a trabalhar nesta área independentemente dos apoios que venha a ter ou não. Para além dos quatro trabalhos já desenvolvidos e apresentados publicamente, está já a desenvolver novos produtos que espera poder apresentar nos próximos tempos.
Deixa um apelo em especial às câmaras municipais para que possam integrar nos seus espaços Internet, que por Lei devem ter meios de acesso às pessoas com deficiência, algumas das tecnologias desenvolvidas neste projecto. Desta forma estarão eles próprios a apoiar a investigação científica nacional.

Soluções já desenvolvidas:

Magic Key


A solução Magic Key permite que pessoas tetraplégicas, sem qualquer movimento nas mãos, possam controlar completamente o rato do computador. Esta solução utiliza uma WEB CAM adaptada para captar as imagens da cabeça do utilizador. Os movimentos naturais da cabeça, mesmo que de amplitude reduzida, permitem posicionar o cursor do rato exactamente no pixel desejado. O piscar dos olhos é utilizado para fazer os clicks dos respectivos botões do rato, sendo possível efectuar todas as possíveis combinações de clicks. Esta aplicação está oficializada como Ajuda Técnica com o nº ISO 241006-450.

Magic Eye

A solução Magic Eye permite o controlo do cursor do rato apenas com os movimentos dos olhos. Esta solução utiliza uma câmara de alta definição que permite captar com grande precisão um dos olhos do utilizador. Após a calibração da aplicação para o seu utilizador, a aplicação determina o local do monitor para onde o utilizador está a olhar, posicionando aí o cursor do rato. Este local é independente da posição relativa da cabeça do utilizador, sendo que este tem um grau de liberdade de cerca de 12cm na horizontal e 10cm na vertical. Com uma resolução gráfica de 1024*768 é possível posicionar o cursor do rato no X de uma janela Windows. Esta aplicação pode ser usada por pessoas completamente imóveis que apenas mexam os olhos ou por pessoas que tenham alguns tremores na cabeça mas tenham a capacidade de manter o olhar fixo num determinado ponto. Está oficializada como Ajuda Técnica com o nº ISO 241006-590.

Magic Joystick

Esta simples solução permite transformar um vulgar joystick ou gamepad num controlador do rato. Dado ser possível configurar para cada utilizador um conjunto de parâmetros como a velocidade, a aceleração, o auto click ou a histerese, é possível que as pessoas com tremores nas mãos, ou com movimentos pequenos apenas num dedo, possam usar este sistema para aceder aos computadores, quando a utilização de um rato normal não é possível. O utilizador pode realizar todo o tipo de clicks sem ter a necessidade de fisicamente premir qualquer botão. Está também oficializada como Ajuda Técnica com o nº ISO 241006-589.

Magic Vision

Esta última aplicação permite transformar uma vulgar câmara de vídeo digital, montada num suporte motorizado controlado pelo computador, num ampliador digital. Os utilizadores, particularmente as crianças com dificuldades de visão em idade escolar, poderão facilmente direccionar a câmara para o quadro da sala de aula e ver as imagens em tempo real no seu computador portátil. Esta aplicação permite fazer um conjunto de processamentos digitais de imagem que visam melhorar a qualidade da imagem, processamentos esses que vão da alteração de cores, contraste ou zoom. Podem ainda direccionar a câmara para a mesa e assim ampliarem os livros ou cadernos.


Texto: Prof. Ana Isabel Gomes | E-mail: magickey@ipg.pt | URL: www.magickey.ipg.pt

Sem comentários: