quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O Software Educacional

A educação ocorre com a interacção dos indivíduos com o mundo e com outros indivíduos, e é mediada por artefactos e por ferramentas culturais socialmente construídas. Essas ferramentas podem ter uma estrutura simbólica, como a linguagem, utensílios de qualquer tipo, incluindo softwares isto de acordo com as teorias sócio construtivistas de Piaget e Vigotsky.


A definição de software educativo utilizada é bem genérica, segundo Giraffa “a visão cada vez mais consensual na comunidade da Informática Educativa é a de que todo programa que utiliza uma metodologia que o contextualize no processo ensino e aprendizagem, pode ser considerado educacional.” Assim, foram seleccionados softwares criados para fins educacionais e também aqueles criados para outros fins mas que acabam para o mesmo efeito. A Informática na educação, pode ser abordada sob dois aspectos distintos: a informática auxiliando o ensino e a informática como conteúdo a ser ensinado. Como auxiliar de ensino, todas as matérias podem ser trabalhadas pela informática, visando optimizar resultados de aprendizagem. Como conteúdo de aprendizagem, o objectivo é capacitar os alunos no uso de sistemas, linguagens e programas.


Há muitas vantagens no uso da informática com fins educacionais, o que importa e deve ser levado em conta em primeiro lugar é saber definir quais os objectivos a serem alcançados e resultados desejados para se conseguir usufruir das novas tecnologias. No mundo de hoje, onde a realidade impõem a informática em todas as áreas do quotidiano, não se pode desprezá-la nem “fazer de conta” que ela não existe na vida dos alunos e se for tomado em consideração que os alunos de hoje, serão profissionais no futuro, numa sociedade ainda mais informatizada, é imprescindível a aprendizagem e uso da mesma no ensino.


O software educacional, não é um brinquedo, é, sim, um auxiliar importante no desenvolvimento da aprendizagem e um aliado poderoso do professor no ensino. As novas tecnologias são uma realidade, e a introdução de informática na educação é um factor relevante na avaliação e preparação dos alunos na actual sociedade informatizada em que vivemos.


Lina Cruz

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