quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Plataforma Moodle

O Moodle, Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment é uma ferramenta, desenhada por Martin Dougiamas, Austrália Ocidental, para criar cursos baseados na Internet. É um software open-source (software livre) criado para professores e alunos totalmente grátis.



Existe em 34 idiomas incluindo o português e consiste numa plataforma de gestão e distribuição de conteúdos on-line, através de uma interface Web. É um projecto de desenvolvimento contínuo para apoiar o sócio-construtivismo educacional.
O Moodle facilita a comunicação entre os intervenientes da comunidade escolar através da comunicação síncrona, ou seja em tempo-real, com a disponibilização do chat e de salas de discussão, relacionadas com disciplinas, temas, entre outros. Permite igualmente uma comunicação assíncrona, através da utilização do e-mail e dos fóruns de discussão. Compreende também a facilidade de gestão de conteúdos, através da publicação, por parte dos docentes, de qualquer tipo de ficheiro, conteúdos esses que ficam disponíveis para a consulta pelos alunos. O Moodle possui igualmente ferramentas que permitem a criação de processos de avaliação dos alunos.
Baseado numa filosofia construtivista, o desenvolvimento do Moodle é sustentando na premissa de que as pessoas constroem o conhecimento mais activamente quando interagem com o ambiente. O aluno passa de uma atitude passiva de receptor de conhecimento para uma atitude activa na construção conjunta de saberes. O ambiente Moodle procura ainda criar uma microcultura de artefactos partilhados o que resulta num ambiente sócio-construtivista.
O professor tem um papel essencial como produtor de conteúdos, monitor e moderador das actividades de forma a conduzir os alunos para as metas de aprendizagem definidas.
O Moodle é portanto uma plataforma web que permite a gestão e distribuição de conteúdos on-line. O Moodle tem como principal objectivo oferecer o acesso, via Internet, por parte dos alunos, às matérias que compõem as disciplinas e paralelamente desenvolver experiências por parte de todos os intervenientes, num ambiente de aprendizagem on-line, que é gratuito, bastante completo e de fácil utilização. Não tem como objectivo substituir as aulas presenciais mas sim oferecer um apoio suplementar ao estudo individual dos nossos alunos.
O objectivo primordial é que cada professor possa disponibilizar os conteúdos referentes às suas disciplinas, Para quem não possui essa versão digital, esta acção, numa primeira fase acarreta o esforço acrescido que é exigido na elaboração desses conteúdos. No entanto facilita todos os trabalhos futuros de manutenção uma vez que a actualizações deverão ser pontuais e facilmente realizadas.
A opção de disponibilizar os conteúdos da disciplina on-line por si só já é um factor relevante, desta forma o professor não necessita de criar uma página pessoal, com as dificuldades técnicas inerentes, se o objectivo for somente a distribuição de conteúdos.
Por outro lado também permite que os alunos insiram os seus próprios ficheiros. Actualmente a ferramenta web, utilizada pelos alunos, para enviarem os seus trabalhos ou colocar eventuais dúvidas, é através do correio electrónico. No entanto, essa troca de informação fica limitada a um pequeno número de pessoas.
Através do Moodle todo o processo está facilitado, tanto os professores como os alunos podem inserir ficheiros, dúvidas ou simplesmente comentários, na plataforma, que podem ficar visíveis para todos criando um verdadeiro ambiente colaborativo de aprendizagem.
A plataforma Moodle é simples de utilizar e possui uma ambiente muito amigável.

Sílvia Barros

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