quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Software para Pessoas com necessidades Especiais

No mundo da Informática na Educação Especial existe uma enorme carência de recursos computacionais para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

Ninguém conseguiria prever o quanto as máquinas seriam importantes nas nossas vidas. Agora no mundo de hoje, tão globalizado, estas dominam todas as áreas de indústria, comércio, educação e residencial. Os computadores junto com a Internet também estão cada vez mais presentes na educação. Uma diferença que aparece nas escolas é os laboratórios compostos por computadores que permitem o acesso à Internet. Contudo, somente os computadores não significam uma educação melhor. É necessário que os recursos computacionais sejam utilizados para apoiar efectivamente a formação do aluno, contando também com uma formação dos professores, “possibilitando o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais na sociedade do conhecimento”.


A Educação Especial é uma modalidade na rede regular de ensino para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), que ainda é vítima da má distribuição dos recursos computacionais, o que é considerado uma exclusão social e digital. A definição de PNE, pode ser muito abrangente, englobando pessoas portadoras de alguma deficiência, menores de rua ou jovens analfabetos até crianças super dotadas, mas é normalmente relacionado apenas a pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física, mental ou sensorial. Ainda, existem vários termos de PNE de acordo com a necessidade especial: Auditiva (PNEA), Visual (PNEV), Mental (PNEM), Física (PNEF) e Educativa (PNEE). Outro problema ligado a PNE é a acessibilidade. O computador é composto por vários recursos, portanto existe uma falta de consciência dos criadores de software e hardware, que as pessoas são diferentes umas das outras. Uma pessoa pode ter dificuldade em ligar o computador, outra em manipular o rato, outra de ler o que está na no ecrã, e assim por diante.


Quando se fala em software educacional para a Educação Especial, o que se pensa em primeiro lugar são os aspectos da interface. Porém, não é o facto de se usar uma interface gráfica, multicolorida, etc., que melhora a efectiva comunicação com os utilizadores. Os softwares especiais de acessibilidade são os componentes lógicos das Tecnologias de Informação e Comunicação quando construídos como Tecnologia Assistida, ou seja, são os programas especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interacção do aluno portador de deficiência com a máquina.


A preocupação com a Acessibilidade, nas empresas de Tecnologias de Informação, está muito longe de ser generalizada, nomeadamente ao nível de pequenas empresas nacionais. Contudo e felizmente algumas empresas de escala mundial têm vindo a incorporar esta visão há cerca de 20 anos.


Em sintonia com o conceito de “Design para Todos” aplicado a produtos, serviços, sistemas e ambientes, foi lançado em Portugal um novo desafio: a concepção, desenvolvimento e comercialização de software acessível ao maior número possível de utilizadores, incluindo pessoas com deficiência. Esta iniciativa procura potenciar o trabalho que, nos últimos anos, vem sendo feito em prol da criação de conteúdos para Internet acessíveis a pessoas com deficiência, alargando agora estas preocupações ao âmbito do software nacional, em especial o software educativo. Para tal, foi criada a Aliança Nacional para a Acessibilidade do Software (ANASOFT), contando desde já com a colaboração de 5 entidades com competências na área da acessibilidade CERTIC da UTAD, CAPS – Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico, Unidade ACESSO do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Microsoft Portugal e ANDITEC - Tecnologias de Reabilitação.


Nesse âmbito foi desenvolvido o Magic Key, o MECBraille e Aprende Comigo.


O Magic Key é uma aplicação informática desenvolvida a pensar nas pessoas com dificuldades físicas ao nível dos membros superiores que lhes permite utilizar todas as aplicações de um vulgar computador.


O MECBraille é um serviço electrónico gratuito que permite a conversão e envio de textos em Braille. Após a sua introdução no site os textos são convertidos e impressos em Braille através de meios informáticos, sendo posteriormente enviado pelos CTT via Cecograma, sem quaisquer custos para o remetente.


O projecto Aprende Comigo tem como finalidade contribuir para o sucesso escolar das crianças com autismo que frequentam escolas de ensino regular. Um dos seus principais objectivos é o de eliminar barreiras entre elas e os seus colegas e melhorar a imagem da criança com deficiência. Pretende também sensibilizar as famílias, os professores e o restante pessoal da escola para a integração da criança com autismo nas escolas de ensino regular. Aprende comigo é um CD-ROM interactivo que contém jogos e animação e destina-se às crianças do 1º ciclo. Pretende-se que saibam como é uma criança com autismo e o que devem fazer para comunicar com ela.


Texto: Lina Cruz | E-mail: lina.cruz@peakit.pt

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