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No mundo da Informática na Educação Especial existe uma enorme carência de recursos computacionais para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
Ninguém conseguiria prever o quanto as máquinas seriam importantes nas nossas vidas. Agora no mundo de hoje, tão globalizado, estas dominam todas as áreas de indústria, comércio, educação e residencial. Os computadores junto com a Internet também estão cada vez mais presentes na educação. Uma diferença que aparece nas escolas é os laboratórios compostos por computadores que permitem o acesso à Internet. Contudo, somente os computadores não significam uma educação melhor. É necessário que os recursos computacionais sejam utilizados para apoiar efectivamente a formação do aluno, contando também com uma formação dos professores, “possibilitando o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais na sociedade do conhecimento”.
A Educação Especial é uma modalidade na rede regular de ensino para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), que ainda é vítima da má distribuição dos recursos computacionais, o que é considerado uma exclusão social e digital. A definição de PNE, pode ser muito abrangente, englobando pessoas portadoras de alguma deficiência, menores de rua ou jovens analfabetos até crianças super dotadas, mas é normalmente relacionado apenas a pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física, mental ou sensorial. Ainda, existem vários termos de PNE de acordo com a necessidade especial: Auditiva (PNEA), Visual (PNEV), Mental (PNEM), Física (PNEF) e Educativa (PNEE). Outro problema ligado a PNE é a acessibilidade. O computador é composto por vários recursos, portanto existe uma falta de consciência dos criadores de software e hardware, que as pessoas são diferentes umas das outras. Uma pessoa pode ter dificuldade em ligar o computador, outra em manipular o rato, outra de ler o que está na no ecrã, e assim por diante.
Quando se fala em software educacional para a Educação Especial, o que se pensa em primeiro lugar são os aspectos da interface. Porém, não é o facto de se usar uma interface gráfica, multicolorida, etc., que melhora a efectiva comunicação com os utilizadores. Os softwares especiais de acessibilidade são os componentes lógicos das Tecnologias de Informação e Comunicação quando construídos como Tecnologia Assistida, ou seja, são os programas especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interacção do aluno portador de deficiência com a máquina.
A preocupação com a Acessibilidade, nas empresas de Tecnologias de Informação, está muito longe de ser generalizada, nomeadamente ao nível de pequenas empresas nacionais. Contudo e felizmente algumas empresas de escala mundial têm vindo a incorporar esta visão há cerca de 20 anos.
Em sintonia com o conceito de “Design para Todos” aplicado a produtos, serviços, sistemas e ambientes, foi lançado em Portugal um novo desafio: a concepção, desenvolvimento e comercialização de software acessível ao maior número possível de utilizadores, incluindo pessoas com deficiência. Esta iniciativa procura potenciar o trabalho que, nos últimos anos, vem sendo feito em prol da criação de conteúdos para Internet acessíveis a pessoas com deficiência, alargando agora estas preocupações ao âmbito do software nacional, em especial o software educativo. Para tal, foi criada a Aliança Nacional para a Acessibilidade do Software (ANASOFT), contando desde já com a colaboração de 5 entidades com competências na área da acessibilidade CERTIC da UTAD, CAPS – Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico, Unidade ACESSO do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Microsoft Portugal e ANDITEC - Tecnologias de Reabilitação.
Nesse âmbito foi desenvolvido o Magic Key, o MECBraille e Aprende Comigo.
O Magic Key é uma aplicação informática desenvolvida a pensar nas pessoas com dificuldades físicas ao nível dos membros superiores que lhes permite utilizar todas as aplicações de um vulgar computador.
O MECBraille é um serviço electrónico gratuito que permite a conversão e envio de textos em Braille. Após a sua introdução no site os textos são convertidos e impressos em Braille através de meios informáticos, sendo posteriormente enviado pelos CTT via Cecograma, sem quaisquer custos para o remetente.
O projecto Aprende Comigo tem como finalidade contribuir para o sucesso escolar das crianças com autismo que frequentam escolas de ensino regular. Um dos seus principais objectivos é o de eliminar barreiras entre elas e os seus colegas e melhorar a imagem da criança com deficiência. Pretende também sensibilizar as famílias, os professores e o restante pessoal da escola para a integração da criança com autismo nas escolas de ensino regular. Aprende comigo é um CD-ROM interactivo que contém jogos e animação e destina-se às crianças do 1º ciclo. Pretende-se que saibam como é uma criança com autismo e o que devem fazer para comunicar com ela.
Texto: Lina Cruz | E-mail: lina.cruz@peakit.pt
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