sábado, 22 de setembro de 2007

O que são Redes sem Fios?



Redes de Sensores sem fio (RSSFs) são uma tecnologia emergente que promete uma funcionalidade sem precedentes para monitorar, instrumentar e possivelmente, controlar o mundo físico.

Redes de Sensores sem fio consistem de um grande número de dispositivos sem fios (nós sensores ou simplesmente sensores) densamente distribuídos numa região de interesse. Sensores têm conectividade sem fio e são conectados a uma rede, tal como a Internet. Eles são tipicamente alimentados por baterias com comunicação e funções de computação limitadas. Cada nó pode ser equipado com uma variedade de tipos de sensores tais como: acústico, sísmico e infra-vermelho.

Redes sem fios podem operar por períodos variados de tempo de forma autónoma, podendo essa variação traduzir-se em semanas ou até anos. Isso depende fundamentalmente da quantidade de energia disponível para cada sensor na rede. Em muitas aplicações, os sensores podem não estar facilmente acessíveis por causa da localização onde são empregados ou da escala da rede. Em ambos os casos, a manutenção da rede para reabastecimento de energia torna-se impraticável, e caso seja necessário substituir a bateria de um sensor frequentemente, as principais vantagens das redes sem fios seriam perdidas. Redes sem fios são um dos primeiros exemplos no mundo real de computação, ou seja, a noção de dispositivo de computação e tipos de sensores pequenos, inteligentes e baratos irão eventualmente permear o ambiente tecnológico. Esta noção tem-se infiltrado nos círculos de tecnologia de informação por mais de uma década. Mas agora, os investimentos multimilionários em pesquisas para dispositivos de redes sem fios, estão finalmente a dar fruto. Nas mentes de muitos, uma rede sem fios é uma tecnologia com potencial de se vir a tornar tão importante quanto a Internet: assim como a Internet permite que computadores compartilhem a informação, independentemente do local onde está armazenado, as redes de sensores expandirão a habilidade das pessoas interagirem remotamente com o mundo físico. Dispositivos sensores são geralmente referidos como uma nova classe de sistemas de computadores, diferenciados do hardware do passado por sua ubiquidade e capacidade analítica colectiva. Muitos investigadores que trabalham na área estima que dentro de uma década, a utilização de sensores e a computação distribuída irão invadir casas, escritórios, fabricas, carros e ruas.

Existem várias vantagens do uso de Redes sem fios. A Flexibilidade é uma delas, uma vez que dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode comunicar-se sem nenhuma restrição, além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar. A instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico. Mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas vantagens como a melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como computadores portáteis, rede de dados e voz, aplicativos, agilidade nas respostas aos clientes. Podem ser configuradas numa variedade de topologias para atender a aplicações específicas, as configurações são facilmente alteradas, facilidade de expansão e a manutenção é reduzida.

Por outro lado, a qualidade do serviço ainda é menor que a das redes cabeadas, tendo como principais razões para isso a pequena banda passante devido às limitações da radiotransmissão e a alta taxa de erro devido à interferência. O preço dos equipamentos de Redes sem Fio é mais alto que os equivalentes em redes cabeadas. Intrinsecamente, os canais sem fio são mais susceptíveis a ataques indesejados, o uso de ondas de rádio na transmissão de dados também pode interferir noutros equipamentos de alta tecnologia, como por exemplo, equipamentos utilizados em hospitais, além disso, equipamentos eléctricos são capazes de interferir na transmissão podendo acontecer perdas de dados e taxas altas de erros na transmissão. Embora a taxa de transmissão das Redes sem Fio esteja a crescer rapidamente, ela ainda é muito baixa em comparação com as redes cabeadas.

Texto: Lina Cruz | E-mail: lina.cruz@peakit.pt | Fotos: DR

Sem comentários: