quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Microsoft Office 2007

O Microsoft Office system de 2007 oferece importantes capacidades novas destinadas a ajudar a aumentar a produtividade pessoal, simplificar o modo como as pessoas trabalham em equipa, optimizar os processos e a gestão de conteúdos da empresa e melhorar a qualidade da perspectiva empresarial na sua organização.

Quando o utilizador abre uma janela do Microsoft Office Word 2007, Microsoft Office Excel 2007, Microsoft Office PowerPoint 2007 ou Microsoft Office Access 2007, ou quando criar uma nova mensagem no Microsoft Office Outlook 2007, depara-se com uma série de alterações no design. O sistema de menus e barras de ferramentas anteriormente usado foi substituído por uma faixa repleta de botões e comandos, tornando-se mais simples de utilizar. Inicialmente pode ficar um pouco confuso, mas com um pouco de tempo e habituação, aperceber-se-á de que o novo design funciona a seu favor e não contra si.
Outra grande novidade é que quando o utilizador inicia um novo documento, folha, apresentação de diapositivos ou base de dados, obterá uma janela de introdução completa, pode seleccionar no catálogo de hiperligações para modelos ou artigos no Office On-line para começar a trabalhar mais depressa. É claro que também tem a possibilidade começar a criação de novo.
Com o intuito de aumentar a segurança dos ficheiros, a diminuição das probabilidades de ocorrência de danos nos ficheiros, a redução de tamanho dos ficheiros e a partilha de dados através de uma vasta gama de sistemas de armazenamento e obtenção, na edição 2007, o Word, o Excel e o PowerPoint passaram a utilizar os Formatos XML Abertos do Microsoft Office, o que significa que os formatos de ficheiro predefinidos são agora baseados em XML (Extensible Markup Language). Todos os ficheiros do Microsoft Office system de 2007 poderão ser abertos nas versões anteriores (ex. Office XP, Office 2003), mas ficando sem as suas formatações. O formato de ficheiro predefinido dos documentos, folhas de cálculo e apresentações tem agora um “x” no final da extensão, indicativa de XML.
No que diz respeito a compatibilidades, se abrir um ficheiro que tenha sido criado com uma versão anterior do Office, ser-lhe-á perguntado se o pretende converter para o novo formato, caso a sua resposta seja afirmativa o documento será guardado no novo formato XML, caso contrário, este irá reter o formato original, podendo abri-lo e modificá-lo no Microsoft Office system de 2007 mas algumas funcionalidades da edição de 2007 não estarão disponíveis. Se estiver a utilizar uma versão anterior do Office e receber um ficheiro criado na edição de 2007, terá de transferir um conversor para poder ler e editar o ficheiro do Microsoft Office system de 2007.

Microsoft Office Word 2007

A nova interface direccionada para os resultados apresenta as ferramentas sempre que forem necessárias, de uma forma clara e organizada fazendo com que seja possível poupar tempo e tirar maior partido das capacidades do Word, seleccionando a partir de colecções de estilos predefinidos, formatos de tabelas, formatos de listas, efeitos gráficos, etc. O novo design do Word elimina a necessidade de conjecturar quando aplica formatação ao documento uma vez que as galerias de opções de formatação proporcionam uma pré-visualização em tempo real da formatação do documento antes de decidir efectuar uma alteração. O Office Word 2007 apresenta ainda, módulos para adicionar conteúdo pré-formatado nos documentos, possibilita que num documento a partir de um determinado tipo de modelo seja possível seleccionar, a partir de uma galeria de folhas de rosto pré-formatadas, excertos, cabeçalhos e rodapés para aperfeiçoar os seus documentos, permite ainda a criação dos modelos pelo utilizador.
Na criação de gráficos e diagramas podem ser usadas formas a três dimensões, transparência, sombras e outros efeitos e a correcção ortográfica encontra-se mais consistente.
O Office Word 2007 suporta a exportação dos ficheiros nos formatos PDF e XPS, detecta instantaneamente documentos que contêm macros incorporadas, permite impedir alterações a uma versão final de um documento quando o mesmo for marcado como final, tornando-se o mesmo só de leitura.

Microsoft Office Power Point 2007

O Power Point 2007 é usado para a criação de apresentações. Oferece efeitos novos e aperfeiçoados, temas e opções de formatação melhoradas que pode utilizar para criar apresentações dinâmicas e com um óptimo aspecto numa fracção do tempo muito inferior à que costumaria dispender. Permite ainda que a formatação que aplique ao Power Point também seja aplicada a um documento ou a uma folha de cálculo. É possível adicionar efeitos visuais fantásticos aos gráficos SmartArt, formas, WordArt e gráficos, incluindo efeitos tri-dimensionais, sombras, reflexos, brilhos, entre outros.

Microsoft Office Excel 2007


O Excel é a folha de cálculo da Microsoft. O Microsoft Office Excel 2007 melhorou o seu desempenho, uma vez que contém mais linhas, colunas e novos limites, temas do Office e estilos do Excel, formatação condicional avançada, a escrita de fórmulas é muito mais simples, novas fórmulas OLAP e funções de cubo, melhor ordenação e filtros, gráficos com novo aspecto, gráficos partilhados, isto é, que podem ser utilizados noutros programas como o Word e o Power Point, possui ligações rápidas a dados externos, entre outras funcionalidades.

Microsoft Office Access 2007

O Access 2007 possui excelentes modelos predefinidos, ordenação e filtragem avançadas, vista de esquema, esquemas empilhados e de tabela, calendário automático para seleccionar datas, textos formatados em campos Memo, criação rápida melhorada utilizando o separador Criar, criar tabelas rapidamente utilizando a vista de folha de dados melhorada, linha total em folhas de dados, modelos de campo para criar novos campos, painel de tarefas da lista de campos, dividir formulários, campos de valor múltiplo, tipo de dados anexo para armazenar imagens, gráficos, ficheiros do Office ou de qualquer outro tipo, utilizar a cor de fundo alternativa, possui painel de navegação, macros incorporadas e um visualizador de ajuda melhorado.

Texto: Lina Cruz| E-mail: lina.cruz@peakit.pt | Fotos: DR

Sem comentários: